Motor

Ao longo dos anos, diversos tipos de motores foram usados nos carros, como os 2 tempos, Wankel e até mesmo motores a jato, como nos aviões. Porém, hoje em dia os mais usados são os motores de ciclo Otto e os de ciclo Diesel. O primeiro utiliza combustíveis como gasolina ou etanol para gerar a queima. O segundo, como o nome diz, utiliza apenas diesel. Ambos podem ser considerados de 4 tempos

O que é necessário para o motor funcionar?
Independentemente do tipo de motor, todos precisam dos mesmos elementos: ar, combustível e um gatilho para a explosão. Nos motores Otto, esse gatilho é fornecido pela vela, que solta uma faísca dentro do cilindro e gera a explosão. Nos a diesel, tal explosão é gerada pela compressão dos gases dentro do cilindro e pela temperatura elevada.

Qual a diferença de um motor 8V para um 16V?
Quando se diz que um motor é 8V ou 16V, o número se à quantidade total de válvulas no motor; 8V significa que existem duas válvulas por cilindro, uma de admissão e outra de escape. Nos 16V são quatro por cilindro, geralmente duas de admissão e duas de escape.

Na prática, a diferença está na resposta do motor. Enquanto os motores de duas válvulas por cilindro têm por característica entregar mais torque em baixa, os multiválvulas (mais de duas por cilindros) rendem melhor em regimes mais altos de rotação.

Quais os tipos de motor de acordo com a alimentação?
Aspirado: quando o ar é puxado para dentro do motor usando a apenas o vácuo gerado pelo movimento dos cilindros.

Sobrealimentado: quando há um equipamento específico para forçar a entrada de mais para dentro do motor. Os dois principais equipamentos para sobrealimentar o motor são o turbocompressor e o compressor de ar mecânico.

Quais os tipos de motor de acordo com a disposição de cilindros?
Em linha: quando todos os cilindros de um motor estão dispostos lado a lado em linha reta.

Em “V”: quando há duas bancadas de cilindros em linha dispostas em ângulo (daí o apelido V) unidas apenas pelo virabrequim.

Em “W”: mesmo princípio do V, mas com quatro bancadas de cilindros, ou dois V, daí o nome W.

Boxer: quando os cilindros do motor estão posicionados de maneira contraposta

Quanto maior o motor melhor o desempenho?
Não necessariamente. Com o advento do downsizing, que utiliza técnicas de sobrealimentação para se extrair mais força de motores de menor cilindrada, é possível que motores 1.0 turbinados tenham mais potência que propulsores do passado com o dobro da capacidade cúbica.

Que óleo eu uso no meu motor?
A lubrificação do motor influencia diretamente na durabilidade e no funcionamento do propulsor. Ao menos que o seu carro tenha alguma modificação de performance o melhor óleo para seu veículo é aquele indicado pela montadora no manual do proprietário.

A qualidade do combustível influencia na durabilidade do motor?
Sim. Um combustível de má qualidade geralmente tem solventes na composição e esse tipo de material pode corroer (no caso de peças de metal) ou ressecar (mangueiras e borrachas) tudo o que tocar. Desde o tanque até as válvulas, passando pelas linhas de combustível, bomba e injeção.

Motor tem garantia de fábrica?
Sim e ela independe da garantia do carro. Geralmente as montadoras separam a garantia em Total (todos os componentes do carro), Carroceria (contra corrosão) e Motor e Câmbio. Muitas vezes o prazo de garantia é o mesmo para todas as opções, mas é possível que haja diferença então é melhor pesquisar sobre o período de garantia especificamente do motor antes de fechar uma compra.

 

Fonte: icarros.com.br

 

Divino Automático. All rights reserved